CARMENA: Prospective, multicenter, open label, randomised, phase 3 non-inferiority study
08/07/2018
Tumor Treating Fields in combination with paclitaxel in recurrent ovarian carcinoma: Results of the INNOVATE pilot study
20/08/2018
 
 

Eficácia promissora de uso de traztuzumab no câncer de endométrio avançado HER2 positivo

Por Dra. Carolina Ferraz

Estudo publicado em 27 de março no Journal of Clinical Oncology trouxe resultados promissores a adição de anticorpos anti Her2 ao padrão de tratamento com quimioterapia no câncer de endométrio avançado ou recorrente com hiperexpressão deste receptor.

Este estudo de fase II recrutou 61 pacientes de 11 centros americanos entre 2011 e 2016 e  randomizou estes pacientes para receber quimioterapia com o padrão carboplatina- paclitaxel com ou sem adição de traztuzumab, o qual era mantido até progressão de doença ou toxicidade limitante. Os resultados deste estudo evidenciaram um aumento expressivo na sobrevida livre de progressão em favor dos pacientes que receberam uso de Traztuzumab , 12,6 versus 08 meses. Não houve grandes diferenças de toxicidades entre os grupos e os efeitos colaterais conhecidos foram facilmente manejáveis.

Estes resultados nunca antes evidenciados abriram espaço para estudos futuros neste cenário que confirmem estes resultados e talvez mostrem num futuro próximo mudanças nos guidelines de tratamento e na prática médica do tratamento do câncer de endométrio avançado HER2 positivo.

Author profile
Dra Carolina Ferraz
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Residência em Clínica Médica no Hospital Getúlio Vargas (Recife-PE). Residência em Oncologia Clínica no Real Hospital Português de Beneficência (Recife-PE), Oncologista do Real Instituto de Oncologia e preceptora da residência de Oncologia Clínica do Real Hospital Português (Recife-PE)

Buy now