Tamoxifeno em baixa dose na neoplasia intraepitelial de mama
02/02/2019
Avelumab plus Axitinib versus sunitinib for advanced renal-cell carcinoma
17/02/2019
 
 

Estudo CELESTIAL: Cabozantinibe no tratamento do carcinoma hepatocelular

Por Dra. Carolina Ferraz

Carcinoma Hepatocelular avançado é o tumor hepático de maior incidência mundial e um doença de reservado prognóstico e  pequeno número de opções terapêuticas disponíveis para controle.

Em janeiro de 2019 o FDA (Food and Drug administration ) aprovou o cabozantinibe para tratamento de pacientes com carcinoma hepatocelular  previamente tratados com sorafenibe.

Cabozantinibe é uma droga oral inibidora de múltiplos receptores da tirosina quinase  que atua na via de inibição da expressão do MET, RET e como antiangiogênico na via do VEGF.

O estudo CELESTIAL foi inicialmente apresentado no Gastrointestinal Cancer Simposium 2018 e posteriomente publicado na revista New England Journaul of Medicine em julho de 2018, foi um estudo fase III,  placebo controlado , que randomizou pacientes para receberem cabozantinibe 60 mg ao dia ou placebo até progressão de doença ou toxicidade limitante.

Foram randomizados um total de 707 pacientes com carcinoma hepatocelular e os resultados do estudo mostraram uma mediana de sobrevida global  de 10,2 meses em favor do cabozantinibe e 08 meses para o grupo placebo e mediana de sobrevida livre de progressão de 5,2 meses versus 1,9 meses em favor do inibidor de tirosina quinase cabozantinibe, além de 04% de taxa de resposta para o grupo cabozantinibe.

O perfil de toxicidade da droga mostrou-se manejável e os efeitos colaterais mais frequentes  foram fadiga , inapetência , diarréia, síndrome mão-pé, náuseas e vômitos.

Este trabalho deve ser destacado pelo interesse cada vez maior em alcançar tratamentos de impacto neste cenário de uma necessidade médica impactante e ainda pouco atendida dos pacientes que progridem a terapia de primeira linha com sorafenibe.

Author profile
Dra Carolina Ferraz
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Residência em Clínica Médica no Hospital Getúlio Vargas (Recife-PE). Residência em Oncologia Clínica no Real Hospital Português de Beneficência (Recife-PE), Oncologista do Real Instituto de Oncologia e preceptora da residência de Oncologia Clínica do Real Hospital Português (Recife-PE)

Buy now