FLAURA TRIAL: Osimertinib in Untreated EGFR-Mutated Advanced Non–Small-Cell Lung Cancer (Publicado em Novembro de 2017 na revista The New England Journal of Medicine)
25/02/2018
Pacific trial: Durvalumab after chemoradiotherapy in stage III non small cell lung cancer
18/03/2018
 
 

Palbociclibe, uma nova opção de tratamento para neoplasia de mama metastático receptor hormonal positivo, Her-2 negativo.

Por: Ana Caroline Patu

Em 5 de fevereiro de 2018 o palbociclibe em combinação com terapia hormonal foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com expressão de receptores hormonais positivos e Her-2 negativo. Foi aprovado em combinação com letrozol como tratamento inicial em mulheres na pós menopausa e em combinação com fulvestranto em pacientes que já recebeu tratamento prévio.

O palbociclibe é uma droga que atua na inibição seletiva das quinases dependentes de ciclina 4 e 6, que participa na regulação do ciclo celular, impedindo a divisão celular.

Sua aprovação se baseou em dois estudos de fase III, o primeiro o PALOMA -2 randomizou 666 pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo, Her-2 negativo metastático para tratamento de primeira linha com letrozol associado ou não a palbociclibe. Importante enfatizar que 48,2% tinham metástase visceral. O trabalho atingiu o seu desfecho primário em sobrevida livre de progressão de 10,3 meses, com taxa de resposta de 55,3%.

O segundo estudo PALOMA-3, randomizou 521 pacientes com câncer de mama RE positivo, Her-2 negativo metastático que progrediram a uma linha de tratamento hormonal para receberem tratamento com fulvestranto associado ou não a palpociclibe. O resultado demonstrou benefício em sobrevida livre de progressão de 9,5 meses versus 4,6 meses para o tratamento combinado.

O palbociclibe foi uma importante aprovação na nossa pratica clínica para mulheres com câncer de mama receptor hormonal positivo luminal her-2 negativo, no cenário metastático com ganho significativo na sobrevida livre de progressão.

Author profile
Dra Ana Caroline Patu
Médica Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduação em medicina na Universidade Federal de Pernambuco.

Residência médica em oncologia clínica no Hospital Sírio Libanês, São Paulo-SP.

Oncologista do Real Instituto de Oncologia e do Hospital das Clínicas da UFPE.

Preceptora de Residência médica de Oncologia Clínica do Real Hospital Português.

Buy now