Cabozantinibe em combinação com Nivolumabe e Ipilimumabe em pacientes não previamente tratados com Carcinoma de Células Renais Avançado ou Metastático (COSMIC-313).

Nova esperança para câncer de pâncreas nos portadores de mutação de KRASG12C com Sotorasib – Dados preliminares do CODEBREAK100
12/07/2022
Adagrasib em câncer de pulmão de não pequenas células com mutação KRAS G12C
09/08/2022

Por Dra Paloma Porto

Inibidores de tirosina quinase (TKI) e inibidores de checkpoint imunológico tornaram-se padrão de tratamento para pacientes com carcinoma de células renais avançado (CCR). Cabozantinibe isolado (CABOSUN), nivolumabe associado ao ipilimumabe (CheckMate-214) e cabozantinibe associado ao nivolumabe (CheckMate 9ER) são alguns dos tratamentos de escolha aprovados para primeira linha de carcinoma de células renais avançado.

O estudo COSMIC-313 é um estudo de Fase 3 multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado de cabozantinibe em combinação com nivolumabe e ipilimumabe versus nivolumabe e ipilimumabe em combinação com placebo em pacientes com carcinoma de células renais avançado ou metastático não tratado anteriormente de risco intermediário ou e alto pelo IMDC.

Foram randomizados 855 pacientes de aproximadamente 180 centros na proporção de 1:1 para receber cabozantinibe (40 mg, uma vez ao dia) em combinação com nivolumabe (3 mg/kg a cada 3 semanas) e ipilimumabe (1 mg/kg a cada 3 semanas) por 4 doses, seguido por cabozantinib (40 mg, uma vez ao dia) e nivolumab (480 mg, dose fixa, a cada 4 semanas) por até 2 anos ou ipilimumabe e nivolumabe no mesmo esquema do braço experimental associado ao placebo por 4 ciclos seguido de nivolumabe 480mg a cada 4 semanas + placebo por até 2 anos.

Os critérios de elegibilidade incluiram pacientes com carcinoma de células renais (CCR) metastático ou avançado histologicamente confirmado com um componente de células claras, de risco intermediário ou alto de acordo com os critérios do IMDC, doença mensurável por RECIST 1.1, Karnofsky ≥70%, sem disfunção orgânica ou medular e idade ≥18 anos. Os critérios de exclusão incluem terapia sistêmica prévia para CCR avançado e doenças significativas não controladas.

O desfecho primário foi sobrevida livre de progressão (PFS) e o desfecho secundário sobrevida global (OS).                                                                                                                                                                                                                                           

                                                                                                                                

Em 11 de julho de 2022 foi anunciado que o COSMIC-313 atingiu seu desfecho primário, demonstrando melhora significativa na sobrevida livre de progressão (PFS) na análise primária.              

O cabozantinibe em combinação com nivolumabe e ipilimumabe reduziu em 27% o risco de progressão da doença ou morte em comparação com a combinação de nivolumabe e ipilimumabe (HR=0,73; IC de 95%: 0,57-0,94; p=0,01). O perfil de segurança observado no estudo refletiu os perfis de segurança conhecidos para cada agente único, bem como os regimes de combinação usados ​​neste estudo. Não foram identificados novos sinais de segurança.

A análise da sobrevida global, um dos desfechos secundários do estudo, ainda não demonstrou diferença entre os braços, porém seguirá com novas análises no futuro.

Esses achados iniciais do COSMIC-313 sugerem que a combinação tripla de cabozantinibe, nivolumabe e ipilimumabe pode ter potencial como uma opção adicional para essa população de pacientes.

Referências:

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03937219

https://ir.exelixis.com/news-releases/news-release-details/exelixis-announces-cabozantinib-combination-nivolumab-and

https://www.urotoday.com/conference-highlights/asco-2020/asco-2020-kidney-cancer/121877-asco-2020-cosmic-313-phase-iii-study-of-cabozantinib-in-combination-with-nivolumab-and-ipilimumab-in-patients-with-previously-untreated-advanced-renal-cell-carcinoma-of-intermediate-or-poor-risk.html

Buy now