Estratégias de tratamento de manutenção em Câncer Colorretal metastático
27/02/2020
Valor prognóstico do Teratoma em tumor de Células Germinativas de Testículo Metastático
29/03/2020

Estratégias de tratamento de manutenção em Câncer Colorretal metastático

Por Carolina Matias

A pandemia do coronavírus (COVID19) vem causando grande preocupação no mundo, principalmente em relação às formas mais graves desta doença em idosos e pessoas com outras comorbidades. Dentre os pacientes mais suscetíveis à maior gravidade, estão os oncológicos.

Dados oficiais da China, divulgados pela Organização Mundial de Saúde mostraram que enquanto a taxa de letalidade geral do coronavírus é de 2,3%, nos pacientes com câncer fica em torno de 5,6%.  O risco é maior para os pacientes recebendo quimioterapia, pacientes com neoplasias hematológicas e pós transplante de medula óssea.

Diante deste cenário, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica recomendou nesta semana as seguintes medidas preventivas aos pacientes com câncer:

– não interromper seu tratamento oncológico;

– evitar contato físico como beijos e abraços;

– evitar contato com qualquer pessoa com sintomas gripais e/ou em investigação para infecção pelo COVID19;

– evitar contato com pessoas que estejam chegando do exterior com ou sem sintomas gripais;

– ir ao centro de tratamento com apenas 1 acompanhante e sem sintomas gripais;

– evitar viagens, aglomerações e lugares fechados;

– manter a higiene das mãos, lavando-as por 40 a 60 segundos com água e sabão ou por 20-30 segundos com álcool gel a 70% várias vezes por dia;

– tratamentos com vitaminas C e D de forma indiscriminada não têm evidência científica de benefício.

– manter vacinação contra influenza em dia;

– atenção à etiqueta da tosse: cobrir o nariz e a boca com antebraço ao tossir ou espirrar. Uso de máscaras cirúrgicas em pessoas com sintomas gripais pode reduzir o contágio.

– caso apresente algum desses sintomas, contactar seu médico: febre, coriza, tosse seca, falta de ar;

Dra. Carolina Matias
Médica Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduação em Medicina: Universidade Federal de Pernambuco.
Residência em Clínica Médica: Hospital das Clínicas da UFPE.
Residência em Oncologia Clínica: AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP.
Mestre em Medicina Tropical pela UFPE.
Tutora de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
Preceptora da Residência de Oncologia Clínica do Real Hospital Português e do IMIP e da residência de clínica médica do Hospital Barão de Lucena