IMbassador250
04/05/2020
Tratamento nos tumores de mama HER2+ e RH+ – Resultados do monarcHER
05/05/2020
 

Radioterapia de crânio total poupando hipocampo no tratamento de metástases cerebrais: resultados de estudo fase III.

Por Carolina Matias

As metástases cerebrais têm um impacto importante na oncologia, visto que até 30% dos pacientes com câncer vão desenvolvê-las em algum momento da sua evolução.

A radioterapia de crânio total (WBRT) é uma arma disponível no tratamento desses pacientes, porém alteração cognitiva é uma preocupação importante relacionada a esta modalidade terapêutica.

Em fevereiro de 2020 foi publicado na Journal of Clinical Oncology estudo de Brown e colaboradores avaliando o tratamento com WBRT com preservação de hipocampo no campo de radiação para pacientes com metástases cerebrais.

Antes dessa publicação havia o resultado de outro estudo com uso de memantina na prevenção de redução de cognição nos pacientes submetidos a WBRT com resultados positivos, portanto os pacientes do estudo atual foram randomizados entre dois braços: WBRT + memantina vs WBRT poupando hipocampo + memantina. Era permitido neurocirurgia ou radiocirurgia anteriores (eram estratificados se haviam recebido essas modalidades anteriormente e pela classe RPA – recursive patitioning analysis).

Avaliação cognitiva consistia em uma série de questionários e testes avaliando aprendizagem e memória (Hopkins Verbal Learning Test Revised), fluência verbal (Controlled Oral Word Association), velocidade de processamento (Trail Making test ), e função executiva (TMTPartB) nos meses 2,4,6 e 12.

O estudo avaliou 518 pacientes recrutados em 112 centros dos Estados Unidos e Canadá entre 2015 e 2018. O tumor primário mais frequente foi o câncer de pulmão (57% dos pacientes).

Foi encontrado um efeito protetor estatisticamente significativo no declínio cognitivo nos pacientes que receberam a WBRT poupando hipocampo HR 0,76 (IC 95% 0,60 a 0,98), p = 0,03. Não houve prejuizo na sobrevida global nem na sobrevida livre de progressão craniana no grupo com WBRT poupando hipocampo quando comparado ao grupo WBRT.

O estudo confirma portanto, o benefício de evitar radiação no hipocampo em pacientes recebendo WBRT, com menor declínio cognitivo e sem prejuizo em controle intracraniano ou sobrevida.

 

Author profile
Dra. Carolina Matias
Médica Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduação em Medicina: Universidade Federal de Pernambuco.
Residência em Clínica Médica: Hospital das Clínicas da UFPE.
Residência em Oncologia Clínica: AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP.
Mestre em Medicina Tropical pela UFPE.
Tutora de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
Preceptora da Residência de Oncologia Clínica do Real Hospital Português e do IMIP e da residência de clínica médica do Hospital Barão de Lucena

 
Buy now