O atraso para início da quimioterapia adjuvante está associado a pior prognóstico em pacientes com neoplasia de mama triplo negativo.
16/01/2019
FOLFIRINOX versus GEMCITABINA como terapia adjuvante para câncer de pâncreas
21/01/2019
 
 

SELECT Trial – Pennell NA et al. Journal of Clinical Oncology, 10 de janeiro de 2019

Por Dr. José Fernando Prado Moura

Neste estudo de Fase II conduzido pelo Dr. Nathan Pennel da Cleveland Clinic, 100 pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células estádio IA a IIIA e com mutação do gene EGFR receberam Erlotinibe 150mg ao dia por dois anos, após a quimioterapia adjuvante. Com um seguimento de mais de cinco anos, a sobrevida livre de doença em cinco anos foi de 56% e a sobrevida global em cinco anos foi de 86%. O tempo mediano para recorrência foi de 25 meses após suspensão do Erlotinibe. Houveram 40 recorrências sendo apenas quatro durante o uso da medicação. Das recorrências que fizeram nova biópsia (24 pacientes = 60% das recorrências) apenas um caso tinha mutação do T790M e a maioria foi retratada com a mesma medicação.

Apesar de ser um estudo de fase 2, o SELECT trial traz informações importantes sobre a eficácia do Erlotinib durante o tratamento adjuvante, melhorando os resultados da quimioterapia quando comparado com controles históricos para mesma população de pacientes mutados. Adicionalmente mostrou que é possível retratar a maioria das recorrências com a mesma medicação, mantendo duração do benefício.

São esperados estudos maiores com novos agentes TKI e maior população para dar uma maior evidência do uso da terapia alvo anti-EGFR no cenário adjuvante.

Author profile
Dr. José Fernando do Prado Moura
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Residência em Clínica Médica: Hospital Barão de Lucena - Secretaria Estadual de Saúde de PE.
Residência em Oncologia Clínica pelo AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP.
Mestrado em Ciências/Oncologia pelo pelo AC Camargo Cancer Center.
Doutorado (em curso) IMIP/Universidade Federal de São Paulo.
Preceptor da Residência de Oncologia Clínica do IMIP e Real Hospital Português

Buy now