Tumor Treating Fields in combination with paclitaxel in recurrent ovarian carcinoma: Results of the INNOVATE pilot study
20/08/2018
Pembrolizumab in patients with advanced hepatocellular carcinoma previously treated with sorafenib (KEYNOTE-224): a non-randomised, open-label phase 2 trial
11/09/2018
 
 

Combinação de inibidores de checkpoints para metástases cerebrais de melanoma maligno

Por Dr. Heberton Medeiros

Trata-se de estudo fase 2 publicado em prestigiada revista médica a New England Journal of Medicine de 23/08/2018, a respeito da combinação de duas drogas imunoterápicas, nivolumabe e ipilimumabe, para o tratamento de pacientes com metástases cerebrais de melanoma maligno.

A importância desse estudo se deve ao fato de que as metástases cerebrais de melanoma são importante causa de morbi-mortalidade nessa população.

Após um seguimento mediano de 14 meses, encontrou-se uma taxa de benefício intracraniano na ordem de 57%, com resposta completa de 26% e parcial de 30%, números antes nunca vistos nesse cenário.

Apesar do benefício, as reações imuno-mediadas não foram desprezíveis, com uma frequência de 55% entre moderado e grave, daí a importância da administração dessa combinação ser realizada em serviços com equipe de saúde experiente com imunoterapia e preparada para perceber as reações adversas precocemente.

Author profile
Dr. Heberton Medeiros - Oncologia
Dr Heberton Medeiros
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduação em Medicina: Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN.
Residência em Clínica Médica: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Residência em Oncologia Clínica pelo AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP.
Mestre em Medicina Tropical pela UFPE.
Preceptor da Residência de Oncologia Clínica do Real Hospital Português.

Buy now